Confiança do comércio aumenta e atinge maior índice desde o início da pandemia

Dados da Fecomércio MG indicam que, em junho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio de BH atingiu a marca de 124,4, o maior número desde março de 2020

Os resultados das vendas nos primeiros quatro meses do ano têm empolgado o varejo de Belo Horizonte. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) regional, apurado pelo setor de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), atingiu a marca de 124,4 em junho, o maior número desde março de 2020. Este resultado segue a tendência nacional, apurada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que também atingiu o maior índice desde o início da pandemia.

“Apesar da inflação e da elevada taxa de juros, o volume das vendas no setor varejista cresceu de forma significativa nos primeiros meses de 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado, que indica uma tendência de melhora da economia, é reflexo do aumento da confiança do consumidor, principalmente devido ao abrandamento da pandemia”, afirma o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

Um dos índices que impulsionaram o resultado esse mês foi o de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que avalia as expectativas dos empresários por meio do que eles esperam para a economia brasileira, para o comércio e para seus estabelecimentos. No mês de junho, 80,1% dos participantes da pesquisa declararam melhora em relação ao cenário econômico do Brasil, salto de 5,8 p. p. em relação ao mês anterior.

O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), que avalia a evolução das condições atuais da economia do país, do setor e das empresas, também obteve aumento no período. No mês de junho, o índice atingiu o valor de 111,5 pontos, 2,4 pontos superior ao observado em maio. Para 51,7% dos empresários do comércio, a condição atual da economia melhorou. Sobre as condições atuais do setor, 66,9% dos participantes se dizem otimistas.

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) que avalia as expectativas em curto prazo, por sua vez, se manteve estável no período. Entre os participantes da pesquisa, 76,5% pretendem aumentar o quadro de funcionários. O nível de investimentos das empresas está maior para 65,1% das empresas, 2,4p. p. maior que no mês anterior.

Confira, na íntegra, a pesquisa “Índice de Confiança do Empresário do Comércio – Junho de 2022”