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Transações realizadas via Pix agora devem ter cobertura de documento fiscal.

Medida vale, inclusive, para operações retroativas a 1º de janeiro de 2022 As empresas devem ficar atentas as operações com recebimento via Pix. Um decreto publicado pela Secretaria da Fazenda de Minas Gerais exige que todas as transações realizadas via Pix devem ter cobertura de documento fiscal, assim como acontece hoje com os cartões de débito e crédito. Portanto, as empresas precisam adequar seus sistemas a essa mudança, informando que o pagamento foi feito via Pix. Em paralelo, as instituições financeiras devem repassar essas informações junto à Secretaria da Economia.

Endividamento encerra primeiro semestre em alta

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Fecomércio MG, aponta que 87,5% dos consumidores de Belo Horizonte estavam endividados em junho O aumento do consumo no primeiro semestre de 2022 começou a refletir no nível de endividamento dos belo-horizontinos. Os dados são da edição regional da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pelo setor de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG). Em junho, 87,5% dos consumidores da capital mineira estavam endividados com 1,5 ponto porcentual (p.p) superior ao último mês.

Mais de 70% dos empresários mineiros estão otimistas com o segundo semestre de 2022

Estudo da Fecomércio MG destaca os principais motivos que impactarão a melhora nas vendas do comércio nos últimos seis meses do ano O segundo semestre chegou e os empresários do comércio estão com expectativas elevadas para ampliar as vendas, conforme aponta a pesquisa “Expectativas de Vendas para o 2º Semestre de 2022”, realizado pela equipe de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). Segundo o estudo, 74,8% das empresas do comércio varejista mineiro acreditam que as vendas nos próximos meses serão melhores em relação ao primeiro semestre do ano. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 14 de julho, contou com a participação de 401 empresas de diferentes setores do comércio e regiões de Minas Gerais.

Movimento Vai Turismo lança campanha em mídias sociais

Projeto que reúne instituições, especialistas e profissionais do trade turístico quer reforçar papel estratégico do setor para a economia do País e conquistar mais espaço nos planos de governo No dia 21 de julho, as 30 principais entidades empresariais do turismo brasileiro e as Federações do Comércio (Fecomércios) de todo o País lançarão, em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social. Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação visa reforçar o pleito do setor de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo e, por isso, vai durar até 2 de outubro, data das eleições gerais no País.

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